Use vinagre na limpeza de paredes – saiba como

Os produtos de limpeza de casa podem ser caros e venenosos, fazendo com que diversas pessoas busquem outras alternativas. O vinagre é um excelente limpador multifuncional e, inclusive, pode ser empregado para limpar paredes. Você pode produzir uma solução de limpeza simples com vinagre e água. Mesmo que seja uma solução natural, certifique-se de realizar uma análise de mancha antes de prosseguir a fim de garantir paredes de fato limpas.

Proteja seus pisos antes de começar a limpar as paredes

Bote um jornal ou jornais no decorrer do rodapé das paredes que você quer começar a limpar. As esponjas que vão ser utilizadas na limpeza não devem estar molhadas para evitar que gotas escoem pelas paredes. Mantenha algumas toalhas e panos de limpeza por perto para o caso de o balde com o produto virar.

Areje a área em que será feita a limpeza

Dependendo de quão forte o seu produto é, você pode julgar o aroma de vinagre relativamente desagradável. Se for o caso, abra uma janela ou ative determinados ventiladores a fim de melhorar a movimentação do ar. Os vapores de vinagre não são ameaçadores, entretanto eles são capazes de deixar você enjoado. Uma vez principiada a limpeza das paredes com o vinagre, o trabalho precisa ser realizado com calma, um trabalho apressado é capaz de levar a pingos e outras marcas d’água que irão continuar visíveis na parede quando encontrarem-se secos.

Desative as tomadas das paredes

Desligue os condutores de alimentação de energia das tomadas. Se pretender higienizar as tampas de saída e/ou no lugar em que cobrem a parede, desconecte a energia destas tomadas antes de começar a limpeza da parede. Faça o mesmo para interruptores de luz, cabos de telefone e outros acessórios com eletrocondutividade.

Retire a decoração fixada nas paredes

Caso você esteja limpando a parede totalmente ao invés de higienizar o lugar mais sujo, retire tudo o que estiver colado na parede. Assegure-se de que irá ser uma limpeza meticulosa, sem obstruções que possam estar escondendo imundície. Isso pode incluir fotos, quadros ou outras obras de arte; suportes, mancebos ou outros pertences funcionais; utensílios eletrônicos como televisões ou alto-falantes grudados na parede.

De que modo ajeitar uma solução com vinagre para limpar paredes

Inicie com uma combinação leve. Uma quantidade relativamente pequena de vinagre misturada com água morna pode ser suficiente para a prática durante a maior parte do tempo. Basta misturar duas a três colheres de sopa de vinagre branco diluído com um litro de água em um balde ou recipiente similar.
Tenha em vista que você estará levando esse balde por volta da sala. De acordo com o tamanho de seu balde, adeque as dimensões conforme necessário a fim de manter o recipiente parcialmente cheio para evitar que derrame.

Limpe primeiramente um ponto de sua parede

Escolha uma região que está cercada de vista por móveis ou escondida. Molhe uma esponja na sua combinação e esprema-a até que o exagero de água tenha sido reduzido. Higienize a área efetuando movimentos circulares, usando uma pressão baixa. Reforce com uma outra esponja e água limpa para enxaguar. Logo em seguida, enxugue com um tecido delicado ou uma flanela.
Use esponjas sedosas (ao contrário de um tipo mais abrasivo destinado a esfregar panelas queimadas), em especial se suas paredes encontrarem-se pintadas. Utilizar esponjas mais rígidas pode avariar a superfície das suas paredes.

Aplique mais vinagre se for preciso

Iguale o primeiro local que escolheu para limpar com o restante da parede. Se a sua combinação funcionou, conserve nas medidas em que encontra-se. Se o ponto de prova ainda parecer imundo, eleve a porção de vinagre para a água e repita a limpeza. Inicie inserindo ½ xícara de vinagre ao seu litro de água. Se isto ainda parecer fraco, prossiga inserindo ½ xícara de vinagre proporcionalmente até obter uma mistura eficiente para limpar as paredes. Paredes demasiadamente sujas podem exigir uma proporção de duas parcelas de vinagre para 3 porções d’água.

Inclua o bicarbonato de sódio à diluição

Se a impureza em suas paredes estiver aglomerada, você é capaz de carecer de uma diluição ligeiramente mais abrasada do que somente vinagre e água. Comece acrescentando ¼ de xícara de bicarbonato de sódio à sua receita e teste de novo. Mesmo assim, tenha em vista que caso as suas paredes sejam coloridas, agentes abrasivos como bicarbonato de sódio são capazes de danificar a pintura, principalmente se a base for em látex. Se a sua solução começar a arrasar sua pintura, provalmente seja indispensável ministrar uma nova camada de tinta em vez de limpar.

Deixe uma resposta